Blog

p_fp15anos

Feira Preta 15 anos

VEM AÍ A FEIRA PRETA!

SAIBA TUDO SOBRE A EDIÇÃO QUE VAI CELEBRAR OS 15 ANOS DE UM DOS MAIORES EVENTOS DE CULTURA NEGRA DA AMÉRICA LATINA!

Neste ano, a Feira Preta, considerada um dos maiores festivais de cultura negra da América Latina, chega à sua 15a edição. São quinze anos do evento que ao longo de sua trajetória reuniu o trabalho de pessoas criativas que transformam a cultura negra em inovação para produtos, serviços, entretenimento, ativismo e comunicação. A cada edição, cerca de 10 mil pessoas têm a oportunidade de encontrar em um só lugar diferentes iniciativas empreendedoras desenvolvidas e geridas por pessoas negras.

Criada pela empreendedora Adriana Barbosa em 2002, a Feira Preta já reuniu 600 artistas, 700 expositores, mais de R$4 milhões de circulação monetária e 140 mil visitantes. Agora, chegamos à 15a edição com a missão de passar por toda a história que construímos, para tudo o que conquistamos e, principalmente, olhar para o futuro, com o compromisso de reconhecer e valorizar o que existe de mais inventivo sendo produzido por negras e negros.
Nesse movimento de olhar para o futuro sem esquecer os caminhos percorridos, descobrimos que mais do que números, produtos e valores, o que no fundo construímos foi um ponto de encontro que transformou gerações de negros e negras de todos os cantos do Brasil e que colaboramos com o fortalecimento de um mercado que tem potencial de movimentar cerca de R$ 700 bi por ano.

Políticas afirmativas somadas ao maior acesso desta população às universidades e à internet potencializou o perfil do consumo e também do empreendedorismo de negras e negros que evoluiu da sobrevivência para a oportunidade, cada vez mais atrelando a força de trabalho para produção ou complemento de renda a ferramentas de fortalecimento da identidade negra num país que tem na população negra mais de 50% dos seus habitantes.

Em tempos de extrema conectividade e muitas relações pessoais e profissionais construídas em redes virtuais, em que a tecnologia não apenas diminui as distâncias e abre espaço para mais artistas e produtores, mas também nos deixa distantes do toque e da presença, a Feira Preta fica feliz em entender que o seu maior valor reside naquilo que sentimos para além do que os olhos são capazes de registrar: são nas feiras onde as famílias se encontram, os olhos se reconhecem, as modas se reinventam e todas as trocas simbólicas e afetivas da nossa cultura florescem.

Venha com a gente e vai perceber que mais do que compra e venda de produtos, o que nós compartilhamos e carregamos durante todos esses anos foram valores, desejos e crenças. Hoje, como todos aqueles que se conheceram, se reconheceram e se transformaram, é tempo também da Feira Preta seguir se reinventando estruturada no conceito: Inovar para Crescer. Inovar para Existir.

Navegue em nosso site e descubra tudo o que estamos preparando para vocês!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *