Blog

p_fpsp

Feira Preta SP

Feira Preta SP – 15 anos do maior evento de cultura negra da América Latina

A capital paulista vai receber sua 15ª da Feira Preta, em uma edição comemorativa que contará com shows musicais, mostras de artes plásticas, cinema, dança, literatura, moda e gastronomia. Um evento vivo, pulsante, dinâmico, que se tornou referência absoluta de representatividade da comunidade negra no Brasil, de fortalecimento da população e de expressão das múltiplas matizes artístico-culturais de negros e negras.

O evento reunirá também dezenas de empreendedoras/es de diversas regiões do país com interesse nesse mercado. Com isso, pretende mostrar à sociedade o que está sendo produzido por e para a população negra, incentivando o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, gerando emprego e renda.

Durante a programação, o evento recebe cerca de 100 expositoras/es e mais de 10 mil visitantes – entre empresárias/os dos segmentos calçadista, confecção, estilistas, designers e formadoras/es de opinião. A Feira Preta deste ano acontecerá no Centro de Eventos PRO MAGNO, na Casa Verde, bairro reconhecido como berço da cultura negra paulistana.

Uma das propostas da Feira Preta nesta edição comemorativa é que os visitantes façam parte da programação, interagindo com a produção e visitantes do evento, a partir das Convocatórias Feira Preta:

Concurso Cultural Design de Camisetas: Artistas foram convocados na página da Feira Preta no Facebook a desenvolver a arte da camiseta oficial da edição de 15 anos da Feira. Além da estampa, o vencedor receberá um percentual pela venda das peças durante o evento.

“Foi na Feira Preta” – 15 histórias marcantes que ocorreram durante a Feira Preta: Os visitantes da Feira Preta foram convidados a participar de concurso cultural que vai selecionar as histórias mais marcantes das 15 edições da Feira Preta para uma exibição especial durante o evento.

Debutantes Feira Preta: Nesta convocatória, foram chamados a participar jovens que também celebram 15 anos de idade, assim como a Feira Preta. Eles e elas serão selecionados/as para participarem de uma apresentação musical super especial na edição deste ano.
Casal Samba Rock Feira Preta: Aqui, os visitantes da Feira Preta vão participar de concurso cultural que vai eleger vinte casais de diferentes combinações de gênero e orientação sexual para concorrerem à competição durante o evento. Os três primeiros colocados serão escolhidos pelo público e receberão prêmios em dinheiro.

A programação completa da Feira Preta 15 anos será divulgada em breve. Acompanhe a nossa página e não perca nada.

——–

ONDE VAI ACONTECER A FEIRA PRETA SP?

A edição de 15 anos da Feira Preta vai acontecer no Centro de Eventos PRO MAGNO, localizado na Rua Samaritá, 230, na Casa Verde e São Paulo. O espaço possui estrutura e infraestrutura para receber eventos de médio e grande porte, em um local de fácil acesso ao público. Também possui preocupação com a sustentabilidade (iluminação com o uso de leds, ar-condicionado sustentável, sistema próprio de reciclagem de todo o lixo produzido pelos eventos, sistema de captação de águas pluviais) e acessibilidade de acordo com as normas legais.

TERRITÓRIO NEGRO

O bairro da Casa Verde, onde está localizado o espaço de eventos, possui maior concentração da população negra (segundo dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo) e consequentemente é considerada um dos grandes berços da cultura negra na cidade. A cultura predominante é a do samba, comportando mais de 20 escolas de samba, 4 delas pertencentes ao grupo especial.

A história da Casa Verde nos revela o surgimento de um dos importantes territórios negros, que desde a década de 20, se configuram e se fortalecem mediante as inúmeras tentativas da chamada “higienização” das políticas da época, que visavam expulsão de negros e alguns povos imigrantes para outras regiões afastadas do centro. E era nessa realidade que se formavam esses territórios, com suas escolas de samba, terreiros, times de futebol, salões de baile, e organização de sociedades negras, com atividades culturais e recreativas que envolviam a publicação de jornais, produção literomusical e teatral, passeios, piqueniques, e outros.

A Frente Negra Brasileira, fundada em 1931, pregava a necessidade de instrução e organização familiar das comunidades negras, em um sentido de deixar de viver em porões ou cômodos limitados nas regiões mais centrais, e como uma das ações concretas para que isso fosse possível, membros compraram loteamentos e fundaram esses núcleos negros, formando a Casa Verde, Pq. Peruche, Vila Formosa, Cruz das Almas e Bosque da Saúde.

É interessante apontar que novas e importantes instituições negras nasceram nesses bairros, definindo-os como futuros eixos de expansão e funcionando como uma espécie de base para a configuração dos atuais vetores territoriais negros da cidade de São Paulo.

E é neste território, que além de infraestrutura possui símbolos, história e reafirmação da cultura negra, que a Feira Preta intensifica o seu real valor, se consolidando como um território das artes negras, onde as famílias se encontram, os olhos se reconhecem, as modas de reinventam e onde todas as trocas simbólicas e afetivas da nossa cultura florescem.

——-

COMO CHEGAR À FEIRA PRETA SP

Para quem não conhece muito bem a cidade, damos algumas dicas para que você encontre com mais facilidade a Feira Preta.

Um dos principais acessos ao local é pela Marginal Tietê na altura da Ponte do Limão. A entrada para veículos será realizada pelo portão da Rua Samaritá nº 230 que dá acesso tanto ao estacionamento quanto à área de embarque e desembarque. Para pedestres, indicamos o portão de entrada da Av. Professora Ida Kolb nº 513, o qual está próximo ao ponto de desembarque de ônibus da Av. Ordem e Progresso.

ÔNIBUS

Considerando o desembarque na Av. Ordem e Progresso e o acesso ao evento pela portaria da Av. Professora Ida Kolb nº 513, confira abaixo as opções de linhas disponíveis:

9784/10 – JD DOS FRANCOS – A partir da estação Barra Funda
917M/10 – MORRO GRANDE – A partir da estação Ana Rosa
9717-10 – (SANTANA / JD. ALMANARA) – A partir da estação Carandiru do metrô. 9701/10 – HOSP. CACHOEIRINHA – A partir das estações Carandiru e Portuguesa Tietê do metrô.

METRÔ

As estações mais próximas ao evento são:
Estação Barra Funda (Linha 3 – Vermelha)
Estação Portuguesa Tietê (Linha 1 – Azul)

AEROPORTOS

Estamos próximos dos seguintes aeroportos:
21 km do Aeroporto Internacional de Cumbica (Guarulhos)
13 km do Aeroporto de Congonhas

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *