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Feira Preta RJ

FEIRA PRETA CHEGA AO RIO DE JANEIRO

Pela primeira vez em 15 anos de uma história de sucesso em São Paulo, em novembro de 2016 a Feira Preta chega ao Rio de Janeiro. A edição carioca deste que é considerado um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai promover o maior encontro de iniciativas afro-criativas da capital fluminense, apresentando ativos locais desde o empreendedorismo até a vasta produção cultural de negras e negros do Rio.

A estreia da Feira Preta no Rio de Janeiro acontece no ano em que é celebrado o Centenário do Samba, gênero musical criado por negros e que se transformou na identidade cultural do país, patrimônio imaterial da humanidade.

Espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afroempreendedoras de diversos segmentos, a Feira Preta vai levar ao Rio de Janeiro, um modelo híbrido de cultura e economia reunindo inúmeros artistas da cultura afro-brasileira e empreendedores cariocas, atuando em duas vertentes: disseminação da cultura negra e estímulo aos negócios de empreendedores negros.

O que esperar da Feira Preta no Rio de Janeiro

A edição carioca da Feira Preta realizará as atividades expositivas já tradicionais do evento: a participação de afro-empreendedores com divulgação e comercialização de produtos, divididos entre artesanato, roupas, calçados, objetos de decoração, acessórios, livros, brinquedos, artesanato e alimentação tipicamente afrobrasileira. Também haverá atividades ligadas à produção cultural negra nas áreas de literatura, artes plásticas, fotografia, música, dança, moda, cinema, empreendedorismo e política. Confira alguns detalhes:

MÚSICA

Um palco ao ar livre, localizado na Praça Mauá, compõe a proposta da Feira Preta para o Rio de Janeiro. Dedicado ao Centenário do Samba e à Música Preta Contemporânea, o espaço contará com grupos, bandas e coletivos trazendo o melhor da cultura negra carioca em dois dias de programação.

FESTIVAL BLACK CODES

Imagine juntar pequenos empreendedores, coletivos, artistas e grandes empresas em um empreendimento coletivo. Esta é a proposta do Black Codes, uma mostra de casos e boas práticas em economia criativa da cultura negra, integrando também representantes das diversas linguagens artísticas como música, cinema, fotografia, artes plásticas e dança. Em formato de apresentações pitch, artistas e empreendedores compartilham suas ideias, projetos e ações nas áreas da economia criativa. Ao final das apresentações, a Feira Preta vai facilitar um processo colaborativo de co-criação, um movimento de mobilização para a cultura e empreendorismo negro.

BLACK CODES AFROCONSUMO

Na última década, um novo nicho de mercado surgiu: os afroconsumidores brasileiros. Aqui, as atividades envolverão projetos empreendedores e empresas que tem respondido ou têm interesse em responder à esta crescente demanda.

BLACK CODES DIÁLOGOS

Série de discussões integrando jovens, blogueiros, youtubers, ativistas, profissionais, acadêmicos e especialistas para debater dimensões relevantes da vida do negro no Brasil.

A Feira Preta vai reunir mais de 30 expositores, dezenas de artistas, além de colaborar com o fortalecimento das redes entre jovens, artistas, acadêmicos e empreendedores. Tudo isso no Museu de Arte do Rio (MAR) e Pier Mauá, nos dias 26 e 27 de novembro – das 10H as 00H.

Aguarde programação completa e mais novidades em breve!

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